Praça Amadeu Decome

A Praça Amadeu Decome fica na Avenida Cerro corá, esquina com a rua Sepetiba, quase no entroncamento da Cerro Corá com a Avenida Heitor Penteado, na zona Oeste de São Paulo. Ela foi criada nos anos 1970 e, naquele tempo, era possível correr e empinar pipas por seus grandes platôs e espaços livres.

Foto antiga da praca Amadeu Decome (1)

Acontece que os moradores foram plantando, a prefeitura foi cedendo o espaço para fazer compensações ambientais e o local virou praticamente um bosque, com amplas áreas de mata fechada, nas quais ninguém tem muita coragem de se aventurar.

Nos primeiros piqueniques que ali realizamos, percorremos os trajetos e retiramos MUITO lixo. Cerca de 500 sacos saíram da praça, que tinha sofás, despachos e até uma privada jogada ali dentro!

lixo amadeu 1

Situada na continuação do espigão da Avenida Paulista, acreditamos que esta praça tem um enorme potencial para atender não só a quem é do bairro como a outros moradores de São Paulo. Acontece que ela carece de um projeto, de mobiliário, e de reformas.

Durante um curso de formação de agentes sócio-ambientais realizado pelo Movimento Boa Praça, alguns mobiliários foram testados. Primeiro, instalamos três bancos muito simples, para trazer ao local algum conforto. Pensamos que eles logo virariam fogueira ou seriam retirados. Mas ainda estão ali, onde os colocamos, desde 2010!

IMG_1044

Em outra ação, realizada com um grupo de alunos e arquitetos da Escola da Cidade, decidimos criar, utilizando palletes, outro mobiliário temporário. Em um dia de piquenique, foram construídas estruturas que serviam como sofás, mesas, brinquedo. Esse mobiliário ficou na praça cerca de dois meses e foi retirado quando as madeiras, expostas à chuva e ao vento, começaram a ficar deterioradas. Durante o tempo em que o mobiliário permaneceu, a frequência à praça, que fomos monitorando, aumentou significativamente. Ou seja: praça que tem onde ficar, ler, sentar, se apoiar, conversar, chama gente!

Construção mobiliário 1

 

Em 2013, durante a X Bienal de Arquitetura, o Movimento Boa Praça promoveu um workshop sobre Design de Interesse Público e o caso da Praça Amadeu Decome foi discutido e pensado. Algumas ideias muito interessantes surgiram para a praça. Elas ainda estão em estudo e a ideia é tentar viabilizar uma reforma para que possamos fazer dela uma praça espetacular. Neste grupo de facebook (https://www.facebook.com/groups/727532310609160/?fref=ts) estão algumas das ideias e inspirações.

A praça tem uma série de questões, como a dificuldade na travessia (veja no vídeo abaixo), a falta de iluminação e o excesso de vegetação que precisam ser contornados. Mas acreditamos que ela pode ser um incrível local para a cidade. Você quer participar desta mudança? Pode nos ajudar a fazer o levantamento planialtimétrico do local, o projeto arquitetônico ou nos ajudar com a captação de recursos para uma reforma? Fale com a gente!

 

Veja aqui um piquenique na Praça Amadeu Decome:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>